terça-feira, 1 de maio de 2012

Media - Formação a Distância






O nosso sistema de ensino tem sofrido diversas alterações ao longo dos séculos. Numa era eminentemente tecnológica não faz muito sentido a escola não fazer uso do manancial de tecnologias ao dispôr de professores e alunos, com o intuito de transformar qualitativamente a prática pedagógica e aproximar o mundo vivido pelos alunos na sua vida privada com o mundo vivido na escola.

A comunidade torna-se um processo, não apenas um lugar (Cannell, 1999), em que a interação social "estruturada e sistemática", utilizando meios de comunicação, é essencial para uma aprendizagem de qualidade (Fulford & hang, 1993; Ragan, 1999; Dilworth & Willis, 2003; Garrison & Cleveland - Innes, 2005; Conrad, 2005).

Ora, os ambientes virtuais começam gradualmente, a ser encarados como espaços de ensino, onde os professores podem desenvolver alguns projetos pedagógicos verdadeiramente motivadores do ponto de vista do aluno. Assim, estamos, perante uma mudança na atividade do professor face ao conhecimento, optando por valorizar a construção de conhecimento de cada aluno, dispensando o ensino tradicional em benefício de um meio educativo mais dinâmico e mais próximo da nova geração.
O processo de apendizagem formal, não deve ser solitário. O diálogo, como foi abordado por Moore (1991), afeta a percepção do isolamento e reduz a necessidade de estruturar. Uma das principais funções do professor/moderador é a de fornecer a quantidade necessária de estrutura e de diálogo online, estabelecendo-se relações entre os interlocutores, o sentido de pertença, de interação e de partilha.

Comentário:


Com o advento das novas tecnologias da comunicação e por meio deste género de comunidades, o diálogo entre indivíduos, separados física e temporalmente e com conhecimentos diversos, tem sido largamente potenciada. Daí se poder dizer que a análise destas reflexões transforme uma comunidade de aprendizagem em comunidade de conhecimento.

Bibliografia:

Fahy, Patrick J. (2008). "As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online"

Fonte:
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS5EpFALZOvBGfpHILJYxHPPmsduBiVBJKYEsNPEAo-OZfjaap5

Sem comentários:

Enviar um comentário